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Assinado o novo contrato de concessão da BR-101 ES/BA

Publicado em 27 de ago de 2025 às 08:10

Foi assinado hoje (26) o termo aditivo que encerra o processo de modernização contratual iniciado em 2023 e possibilita a permanência do grupo EcoRodovias frente à gestão da BR-101 pelos próximos 24 anos. A assinatura, que acontece após a vitória no leilão realizado em 26 de junho na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo, marca o início do novo contrato de concessão, com novos parâmetros de atuação, indicadores e investimentos. Além disso, a partir de agora, a Ecovias 101 passa a se chamar Ecovias Capixaba.

A assinatura ocorreu na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, reunindo representantes da Ecovias Capixaba, autoridades do Ministério do Transportes, além do grupo EcoRodovias. A partir do momento da publicação no Diário Oficial da União, prevista para ocorrer nesta sexta-feira (29), passam a valer as obrigações dispostas no novo documento, como isenção de pedágio para motociclistas, e um robusto plano de investimentos da ordem de R$ 10 bilhões para execução de obras e operação do trecho.

Confira as principais mudanças no pedágio

  • Desconto básico de tarifa de 5% para uso de tag: todos os usuários têm direito, basta instalar o adesivo (tag) no veículo;

 

  • Desconto de usuário frequente: o desconto será aplicado para as categorias 1, 3 e 5, sendo: 1 para veículos leves tipo automóvel, caminhonete e furgão; 3 veículos leves tipo automóveis, caminhonete e furgão com semirreboque; e 5 veículos leves tipo automóveis, caminhonete e furgão com reboque para veículos que trafegam com alta frequência e utilizam tag. A concessão contemplará uma sistemática inovadora, com descontos progressivos na tarifa, de acordo com a frequência de utilização, de uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.

Praça de Pedágio

Percentual de Desconto Unitário (PDU)

Pedro Canário

1,74%

São Mateus

4,47%

Aracruz

3,96%

Serra

3,20%

Guarapari

3,02%

Itapemirim

1,77%

Mimoso do Sul

1,33%

 

  • Isenção de pagamento para motociclistas: motocicletas não pagam mais pedágio. Em cada praça de pedágio há um acesso exclusivo devidamente sinalizado à direita para indicar o percurso correto a ser feito.

 

Novidades na operação

 

O novo contrato prevê mais de R$ 7 bilhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia para a rodovia. Entre eles, estão:

 

  • 172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;
  • 41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
  • 33,6 km de vias marginais;
  • Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
  • 14 novos trevos em desnível;
  • 39 retornos em nível;
  • 40 passarelas para pedestres;
  • 75 novos pontos de ônibus;
  • 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • 34 passagens de fauna, entre outras obras; 
  • 167 câmeras de CFTV na Rodovia;

 

A implantação de faixas adicionais é uma solução imediata para os trechos onde ainda não há licenciamento ambiental para duplicação. “As terceiras faixas atendem plenamente a demanda dos trechos onde serão implantadas atualmente. Haverá melhorias de fluidez e segurança viária logo nos primeiros anos dessa nova fase, mas a duplicação continua em nossos planos. É previsto a construção do Contorno de Linhares após elaboração de estudos e aprovação da ANTT. Gostaria de deixar claro para os capixabas que a duplicação ao norte de Linhares não está descartada. São investimentos que o contrato ainda prevê em caso de aumento de demanda e viabilidade de licenciamento ambiental”, esclarece o diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, Roberto Amorim.

 

Outros R$ 3,31 bilhões serão aplicados na operação da rodovia e nos serviços de atendimento aos usuários, como os veículos de inspeção, guinchos, ambulâncias, caminhões pipa e boiadeiro. Entre as novidades, serão instaladas 167 novas câmeras de monitoramento que ajudam na identificação de ocorrências e no rápido envio de recursos necessários em caso de acidentes, por exemplo. Com isso, 70% do trecho passará a ser monitorado.

 

Ecovias 101 agora é Ecovias Capixaba

 

O Grupo EcoRodovias padronizou o nome e a marca de todas as suas concessionárias, que passaram a se chamar Ecovias. No Espírito Santo, esse movimento aconteceu em duas etapas, devido ao processo de modernização contratual: em um primeiro momento, antes do leilão da concessão do trecho da BR-101 do Espírito Santo à Bahia, a concessionária, que anteriormente era Eco 101, passou a se chamar Ecovias 101. Agora, com o processo competitivo finalizado, passa a ser conhecida como Ecovias Capixaba.

 

“O grupo EcoRodovias se consolidou como um dos maiores operadores rodoviários do Brasil. A padronização do nome é o reflexo de uma cultura cada vez mais unificada para garantir um serviço de excelência em todo o país. Além disso, a escolha da palavra “capixaba” para o nome simboliza o orgulho da concessionária de pertencer a esse estado e o seu compromisso renovado com o desenvolvimento regional, pautado na transparência e pela sustentabilidade, para a população do Espírito Santo. A BR-101 já é um importante corredor logístico para o estado e se tornará ainda mais potente a partir de agora”, explica Roberto Amorim.

 

Sobre a Ecovias Capixaba

A Ecovias Capixaba é a concessionária responsável por administrar 478,7 quilômetros do trecho capixaba da BR-101, que vai do trevo de acesso à cidade de Mucuri, no Sul da Bahia, até Mimoso do Sul, no Espírito Santo, município que faz divisa com o Rio de Janeiro. A área concedida corta 25 municípios do estado do Espírito Santo e um da Bahia. Para mais informações, acesse www.ecoviascapixaba.com.br.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é a maior operadora de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, administra 12 concessões de rodovias em oito estados, somando 4,8 mil quilômetros, além de um ativo portuário e uma plataforma logística. Está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o propósito de viabilizar caminhos nunca antes imaginados, a empresa impulsiona o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária brasileira com inovação e eficiência. Além disso, está comprometida com a sustentabilidade, mantendo metas em temas relevantes como reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, integra importantes carteiras da B3, tais como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o ICO2 e o Idiversa. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.